quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Dieta low-carb pode ser terapia!



Eu lembro sempre de algumas aulas que tive na faculdade, o professor falava sobre o desenvolvimento celular desordenado e acelerado (câncer) e sua ligação com uma dieta "rica" (não entendia o que queria dizer o rica - pode ser tanta coisa...). 

Mas quem já teve câncer com certeza deve ter feito um exame chamado de cintilografia... 

Eu não sou médica mas sei (pois já andei pesquisando a muito tempo...) que esse exame permite localizar os focos de tumores espalhados pelo corpo do paciente (entre outras coisas é claro)... mas como isso funciona?  

Trata-se de um exame na qual o paciente recebe um soro rico em açúcar, esse açúcar é "colorido" com uma "tinta" especial que um aparelho tem a capacidade de visualizar. O paciente recebe o soro e após alguns minutos entra na uma máquina que se parece com um "scanner" (aquele "tunel" que faz um barulho horrível!), que consegue ver por dentro do corpo do paciente. 

Esse soro, por ser rico em açúcar, será trasportado para os locais do corpo que estão em maior atividade, como o câncer é um crescimento desordenado e acelerado ele precisa de muito açúcar para crescer... (toda célula precisa de açúcar, pois ele é a fonte de energia que as células do corpo mais gostam de usar para se alimentar) ao se alimentar do açúcar contido no soro, o corante "tinge" as células de câncer e a máquina do hospital (o "scanner") consegue ver onde elas estão escondidas.

Mas o que tudo isso que eu escrevi tem a ver com dieta low-carb (cetogênica) e terapia alguma?
Pois desde a época da faculdade... das tais aulas onde estudei metabolismo.... bioquimica e fisiologia... lembro de ter pesquisado a respeito de câncer e açúcar (apenas por curiosidade)... 
Esse assunto - alimentação x terapias - é bastante estudado e existem muitos casos de curas, principalmente de câncer e doenças neurológicas, baseadas em dietas cetogências. 

Não vou tentar explicar como funciona pois poderia falar bobagem, por isso estou postando dois links, o primeiro é o relato de um paciente que recebeu um diagnóstico de câncer nos ossos e conseguiu curar (curou através de uma dieta "mirabolante"), o segundo é um vídeo de uma palestra de um pesquisador (o mesmo que aparece no vídeo do 1° link) falando sobre alimentação e cura de algumas doenças. 

Bem interessante e vale a pena ver, mas precisa entender um pouco de inglês... Sem muito esforço é possível achar muitos outros sites e vídeos falando sobre o mesmo assunto!




Nenhum comentário:

Postar um comentário